A Política Integrada da Vida Estudantil da Universidade de Brasília se constituiu a partir da criação de uma Comissão pelo Ato da Reitoria de n. 0517/2018 para elaboração de proposta integrada de política estudantil na UnB. Após algumas modificações em seu texto e na própria composição da Comissão, que se tornou permanente, hoje ela tem como objetivo o estímulo à permanência e à formação dos estudantes de graduação da UnB. Para isso, busca a otimização de tempo e qualidade no atendimento das demandas apresentadas pela comunidade discente, levando em consideração a diversidade do corpo estudantil, bem como o acompanhamento e o apoio aos discentes. A Política, em consonância com a missão da Universidade de Brasília de “ser uma instituição inovadora, comprometida com a excelência acadêmica, científica e tecnológica, formando cidadãos conscientes do seu papel transformador na sociedade, respeitadas a ética e a valorização de identidades e culturas com responsabilidade social” deve considerar as necessidades e peculiaridades de cada estudante, além de atuar para a valorização e a potencialização das habilidades e para a superação das dificuldades dos estudantes. Sua implementação se dará através de programas, projetos, ações e serviços que terão como princípios norteadores cinco eixos integradores, fundamentais e indissociáveis, são eles: identificação, acolhimento, comunicação, assistência e acompanhamento/orientação, como especificado a seguir.

EIXO INTEGRADOR I: Identificação

Descrição: definição dos perfis que compõem a comunidade discente.

EIXO INTEGRADOR II: Acolhimento

Descrição: iniciação da vida acadêmica dos estudantes e integração destes à Universidade.

EIXO INTEGRADOR III: Comunicação

Descrição: divulgação e esclarecimento de informações relevantes para apropriação da política da vida estudantil por toda comunidade universitária.

EIXO INTEGRADOR IV: Assistência

Descrição: apoio ao estudante em suas necessidades a fim de promover sua permanência e sucesso na trajetória acadêmica.

EIXO INTEGRADOR V: Acompanhamento/Orientação

Descrição: conjunto de ações voltadas à instrução dos discentes quanto à sua inserção na vida estudantil e supervisão de seu desenvolvimento acadêmico.

Para garantir o acompanhamento da implementação da Política e as modificações que se façam necessárias ao longo de seu desenvolvimento, foi constituída a Comissão Permanente, que atualmente conta com os seguintes membros:

1. Diêgo Madureira de Oliveira — Presidente (DEG);
  2. Olgamir Amancia Ferreira (DEX);
  3. Lúcio Remuzar Rennó Junior (DPG);
  4. Ileno Izídio da Costa (DAC);
  5. Henrique Soares de Melo (SAA);
  6. Paulo Cesar Marques da Silva (GRE).

É importante ressaltar que a Política Integrada da Vida Estudantil está em processo de desenvolvimento e implementação, e contará com consultas à comunidade acadêmica.