1. O que é Mobilidade Acadêmica?
R.: Trata-se de um convênio firmado entre as diversas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que permite a mobilidade de estudantes de graduação entre as conveniadas.

 

2. Quem pode participar?
R.: Podem participar estudantes com matrícula ativa e regular em cursos de graduação das instituições conveniadas.

 

3. Posso me candidatar a qualquer tempo?
R.: Não. As IFES eram orientadas por um calendário nacional Andifes, que determinava todo o processo. Tendo em vista que, em decorrência da pandemia, os calendários acadêmicos sofreram alterações e as diferentes IFES se encontram em diferentes momentos das atividades sugerimos que o/a interessado/a busque informações nas páginas das IFES conveniadas.

 

4. Para quais instituições posso solicitar mobilidade?
R.: Somente às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que estão conveniadas. A lista completa e atualizada pode ser encontrada clicando aqui ou no site http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/11/Mobilidade-Academica-3.pdf.

 

5. Quais os requisitos para participar da mobilidade?
R.: Os requisitos para solicitar a mobilidade acadêmica pelo Convênio Andifes são:
a) estar matriculado/a em curso de graduação em instituição conveniada;
b) ter concluído, no ato da solicitação, pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso;
c) ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade;
d) não estar, no ato da solicitação, usufruindo de nenhuma modalidade de trancamento de matrícula.

 

6. Onde inicio o processo de mobilidade?
R.: A solicitação de mobilidade acadêmica é realizada pelo/a estudante junto à coordenação de seu curso, que o/a orientará e encaminhará documentação aos setores responsáveis pela mobilidade acadêmica que, por sua vez, enviará a IFES de destino. O mesmo é válido para os/as estudantes de outras IFES que queiram estudar na UnB. Na UnB as coordenações de curso enviam o processo pelo SEI.

 

7. Quais documentos devo apresentar para solicitar a mobilidade?
R.: Além dos documentos solicitados pela Instituição de destino, o/a estudante deverá anexar ao processo a) cópia RG e CPF; b) declaração que o/a aluno/a está regularmente matriculado em disciplinas; c) cópia do histórico escolar de graduação; d) requerimento de participação no programa de mobilidade, disponível no link: http://deg.unb.br/mobilidade.

 

8. Onde posso encontrar as disciplinas ofertadas pela instituição de destino?
R.: Orientamos que busque essa informação no site da instituição de destino ou em contato direto com ela. Se a IFES destino for a UnB, os cursos e currículos podem ser visualizados no SIGAA/UnB em https://sig.unb.br/sigaa/public/home.jsf#

 

9. Posso escolher quantas disciplinas por semestre?
R.: Sim. No entanto, considerando que a disciplina solicitada possa ser indeferida, orientamos que o/a estudante solicite o mínimo de 3 (três) disciplinas por semestre. A quantidade máxima de créditos fica a critério da análise da IFES receptora.

 

10. Quantos semestres posso estudar em outra instituição?
R.: A Mobilidade pode ser feita por um período de 2 semestres prorrogáveis, em caráter excepcional, por mais 1 semestre.

 

11. É possível ter o processo indeferido pela instituição de destino?
R.: Sim. Cabe à instituição receptora analisar a documentação do/a estudante e deferir ou indeferir o processo de mobilidade. Assim, como as unidades acadêmicas da UnB podem indeferir a solicitação dos estudantes de outras IFES.

 

12. Após receber minha carta de aceite da instituição de destino, o que devo fazer?
R.: Você deve seguir as instruções da instituição receptora e seu calendário acadêmico. Em geral, as cartas de aceite orientam o/a estudante, fornecendo dados de contato.

 

13. Posso perder minha vaga na universidade ao participar da mobilidade?
R.: Não. O/A estudante não perde a vaga, pois terá a sua matrícula trancada na instituição de origem. Ao retornar do programa de mobilidade, a matrícula será ativada no sistema SIGAA UnB.

 

14. Há algum auxílio financeiro para eu me mantenha em outro estado durante o período da Mobilidade?
R.: Não há nenhum suporte financeiro por parte da UnB. Orientamos que busque saber se existe algum apoio dessa natureza na instituição de destino.

 

15. Posso manter a bolsa que tenho na UnB, enquanto estudo em outra Universidade?

R.: Não. Ao ser aprovado/a para a mobilidade o/a estudante tem sua matrícula trancada pelo período deferido, perdendo direito a qualquer auxílio que receba da UnB.

 

16. Ao terminar a mobilidade, quais documentos devo solicitar na IFES que me recebeu?

R.: O/A estudante deve solicitar na instituição receptora um Histórico Escolar ou Boletim de Notas, além das ementas e programas das disciplinas cursadas durante o período de mobilidade.

 

17. Como regularizo minha situação na UnB ao retornar?
R.: O/A estudante, com os documentos emitidos pela IFES receptora, deve solicitar aproveitamento de estudos à Coordenação de seu Curso seguindo o Calendário Acadêmico.

 

18. Caso eu desista de participar do programa de mobilidade, o que devo fazer? Serei prejudicado/a?

R.: O/A estudante que desistir da participação no programa de mobilidade deve enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando a desistência. O/A estudante não será penalizado/a, e nem prejudicado/a, no entanto, orientamos que a desistência seja comunicada antes do início do semestre letivo.

 

19. Onde verifico o período de inscrição para mobilidade acadêmica na UnB?
R.: Normalmente na UnB esse período é divulgado no calendário acadêmico a cada semestre.

 

20. A UnB está recebendo pedidos de mobilidade para o(s) semestre(s) a partir de 2021/1?

R.: Ainda não. Neste momento encontram-se suspensos o recebimento e análise de novas solicitações de estudantes da UnB bem como de estudante de outras IFES.

 

21. Como inicio o processo de mobilidade da UnB para outra IFES para o(s) semestre(s) a partir de 2021/1?
R.: Embora esteja suspenso o recebimento de novas solicitações os fluxos continuam idênticos. Inicia-se o processo entrando em contato com a coordenação de seu curso, que dará início ao processo via SEI. Porém, o recebimento e análise de novas solicitações estão temporariamente suspensas.

 

22. Sou estudante da UFPel e encontro-me em mobilidade na UnB, poderei solicitar prorrogação da mobilidade para os próximos semestres?
R.: Sim. Desde que não tenha ultrapassado o limite de três (3) semestres. O período de abertura de prazos será divulgado na página http://www.deg.unb.br/mobilidade .

 

23. Já estou em mobilidade na UnB e gostaria de cancelar a mobilidade do semestre 2021, terei que fazer nova solicitação?
R.: Sim, uma vez cancelada a mobilidade acadêmica, a retomada desta só ocorrerá mediante uma nova solicitação e devida aprovação. Lembramos que pedidos para o semestre 2021/1 encontram-se temporariamente suspensos.

 

24. Gostaria de retornar para a UnB e cursar remotamente meu curso, sem perder o vínculo da mobilidade com a UFS. Isso é possível?
R.: Não, sendo estudante da mobilidade acadêmica para retomar seus estudos na Unb será necessário solicitar o cancelamento da mobilidade. E isso gerará a perda de seu vínculo com a UFS (IFES receptora).

 

25. Quem comunica à IFES receptora sobre o cancelamento de minha mobilidade acadêmica?
R.: A comunicação ocorre entre Instituições. Por exemplo, se o estudante for da UnB, precisa comunicar à instituição de origem (UnB) que desistiu da mobilidade e a DAIA/UnB comunica à instituição receptora.

 

26. Em que site, telefones ou e-mail eu posso obter mais informações?
R.: No período de trabalho remoto, o contato conosco pode ser feito pelo e- mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Outras informações estão presentes no site: http://deg.unb.br/mobilidade

 

27. Existe programa de mobilidade internacional?
R.: Sim. Para maiores informações, acesse: http://int.unb.br/br/ Contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou http://int.unb.br/br/institucional/faleconosco