1. Normas Internas

 

a) Regimento Geral da UnB, observadas as seguintes questões:

- Relação 70/30: art. 89, § 2º (observada a Resolução Cepe nº 234/2015, quanto à exceção do TCC, estágio e internato no cômputo);

- Adicional de 10% sobre a carga horária dos cursos: art. 76;

- Normas sobre componentes eletivos (Módulo Livre): art. 89, § 3º;

b) Normas sobre extensão (observado ainda o Guia de Inserção Curricular da Extensão, do DEX / DEG):

- Regimento Geral da UnB (arts. 54 e 55);

- Resolução Cepe nº 87/2006 (regulamentação da concessão de créditos para cursos de graduação da UnB);

- Resolução CNE/CES nº 7/2018;

- Resolução Cepe nº 118/2020;

- Resolução Conjunta DEG/DEX nº 1/2021;

- Circular Conjunta CEG/CEX nº 2/2021.

c) Atividades não presenciais durante a pandemia (aditivo compulsório aos PPCs):

- Resolução CEG Nº 02/2021, dispõe sobre o aditivo compulsório nos PPCs dos cursos de graduação em atendimento Resolução CNE/CP nº 2/2021 (Diretrizes para a implementação de medidas no retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem e para a regularização do calendário escolar).

Norma vigente somente até o progresso para Etapa 4 do Plano Geral de Retomada das Atividades na UnB.

d) Normas sobre o trâmite do PPC na UnB:

- Resolução CEG Nº 1/2022, estabelece o processo de criação, de reformulação e de revisão dos projetos pedagógicos de cursos de graduação na UnB.

e) Equivalência entre componentes curriculares:

- Resolução Cepe n° 221/1996.

f) Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e Projeto Político Pedagógico Institucional – PPPI, observância dos princípios fundamentais.

g) Criação de componentes curriculares em modalidade diferente de disciplina:

- Instrução Normativa DEG nº 06/2021.

 

2. Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs

 

Diretrizes Curriculares Nacionais específicas do Curso, quando houver, observadas as diretrizes gerais para Bacharelado, Licenciatura (presencial e EaD) e cursos da área da Saúde, considerando a Resolução CNE/CES nº 1/2020, com base noParecer CNE/CES nº 498/2020 (prorrogação do prazo de implantação de algumas novas DCNs).

 

3. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica

Somente para cursos de Licenciatura

 

a) Resolução CNE/CP nº 2/2019 (DCNs para a formação inicial de professores da educação básica e BNC-Formação), observada a Resolução CNE/CP nº 1/2020 (DCNs para a Formação Continuada de Professores e BNC-Formação Continuada);

b) Resolução CNE/CP nº 1/2015 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio);

c) Resolução CNE/CP nº 2/2017 (Base Nacional Comum Curricular – BNCC), combinada com a Resolução CNE/CP nº 4/2018 (Base Nacional Comum Curricular etapa do Ensino Médio – BNCC-EM).

Pela Resolução CNE/CP nº 2/2019, combinada com o Parecer CNE/CP nº 10/2021, fixa-se o prazo limite de até 3 (três) anos, a partir da publicação (20/12/2019) para ajustamento, por parte das IES, sendo que as que já implementaram o previsto na Resolução CNE/CP nº 2/2015 (revogada), tem o prazo limite de 3 (três) anos, a partir da publicação da nova norma, para a devida adequação das competências profissionais docentes estabelecidas (art. 27 da Resolução CNE/CP nº 2/2019).

 

4. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena

 

a) Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB), com redação dada pelaLei n° 10.639/2003 e Lei nº 11.645/2008;

b) Resolução CNE/CP nº 1/2004.

 

5. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos

 

Resolução CNE/CP nº 1/2012, decorrente do Parecer CNE/CP nº 8/2012.

 

6. Políticas de Educação Ambiental

 

a) Lei nº 9.795/1999;

b) Decreto nº 4.281/2002 (regulamento);

c) Resolução CNE/CP nº 2/2012 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental).

 

7. Núcleo Docente Estruturante – NDE

 

Resolução CONAES nº 1, de 17/06/2010.

 

8. Carga horária mínima e tempo para integralização dos cursos de graduação

 

a) Resolução CNE/CES nº 2/2007 (Graduação, Bacharelado, Presencial);

b) Resolução CNE/CES nº 4/2009 (área de Saúde, Bacharelado, Presencial – Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional);

c) Parecer CNE nº 441/2020 (pendente de homologação), tratando da atualização daResolução CNE/CES nº 2/2007 e da Resolução CNE/CES nº 4/2009, quanto às cargas horárias e tempo de integralização dos cursos de graduação);

d) Resolução CNE/CP nº 2/2019 (Licenciatura).

 

9. Condições de acessibilidade (estrutural, comunicacional, atitudinal e pedagógica) para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

 

a) Constituição Federal de 1988 (arts. 205, 206 e 208);

b) Lei nº 9.394/1996 (LDB);

c)Lei nº 10.098/2000 (normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida), com regulamento pelo Decreto nº 7.823/2012, e pelo Decreto nº 5.296/2004;

d) Política Nacional de Educação Especial – MEC, de 2020;

e) Decreto nº 7.234/2010 (Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES);

f) Decreto nº 7.611/2011 (educação especial, atendimento educacional especializado);

g) Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência);

h) Portaria MEC nº 3.284/2003 (requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de IES);

i) Resolução do Conselho de Administração – CAD nº 50/2019 (Política de Acessibilidade da UnB);

j) Lei nº 7.853/1989 (que dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social), regulamentada pelo Decreto nº 3.298/1999;

k) Lei nº 14.191/2021 (que altera a Lei nº 9.394/1996, para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos);

l) Lei nº 12.764/2012, regulamentada pelo Decreto nº 8.368/2014 (Proteção dos direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA);

m) Lei nº 10.436/2002, com regulamento pelo Decreto nº 5.626/2005, e Decreto nº 9.656/2018, alterando oDecreto nº 5.626/2005 (oferta do componente curricular Libras, “obrigatório” para cursos de Licenciatura e “optativo” para os cursos de Bacharelado);

n) Decreto nº 6.949/2009 (Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência).

 

10. Regulamentação sobre estágios

 

a) Lei nº 11.788/2008 (Lei do Estágio);

b) Instrução Normativa do Ministério da Economia nº 213/2019 (orienta sobre a aceitação de estagiários no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional);

c) Resolução CNE/CP nº 2/2019 (DCNs para a formação inicial de professores para a educação básica);

d) Resolução Cepe nº 104/2021 (regulamentação dos estágios de graduação na UnB);

e) Diretrizes de Estágio da UnB - 2020.

 

11. Diretrizes e normas nacionais para a oferta de programas e cursos de educação superior em EaD ou oferta de parte da carga horária de cursos presenciais na modalidade EaD

Obrigatório para os cursos EaD e cursos presenciais que ofertam componentes curriculares em EaD.

 

1. Resolução CNE/CES nº 1/2016;

2. Decreto nº 9.057/2017 (regulamento do art. 80, art. 4º, da LDB);

3. Portaria MEC nº 2.117/2019;

4. Instrução CEG 001/2001 (procedimentos para análise, pela CEG, da criação e da oferta de disciplinas de graduação ministradas a distância).

 

12. Sistema e-MEC

 

Portaria Normativa MEC nº 23/2017, observada a Portaria Normativa MEC nº 742/2018.

 

13. Titulação do Corpo Docente

 

Lei nº 9.394/1996 - LDB (artigos 52 e 66)