O Times Higher Education Emerging Economies Ranking (THE-EE) utiliza os mesmos dados do THE-World, com outra calibragem nos pesos. Participam apenas países classificados como “emergente avançado”, “emergente secundário” ou “fronteiriço”.

Integrando esse ranking a desde de 2018, a UnB, no ano de 2022, foi classificada entre 301–350 melhores universidades do mundo. Entre as universidades nacionais, a UnB classificou-se na 13ª colocação e, entre as universidades federais, na sétima (7ª) posição. Destaca-se que, ao longo dos anos, tem havido considerável ampliação no quantitativo de instituições que participam desse ranking.

As figuras abaixo demonstram a evolução da Universidade de Brasília no ranking de economias emergentes do THE.