O Times Higher Education World University Rankings, THE-World, teve início em 2004, passando por melhorias e aperfeiçoamentos no decorrer dos anos. Seu principal produto, o Ranking Mundial (THE–World), englobou, em sua última versão (2024), mais de 2.600 universidades ao redor do mundo. Esse ranking avalia as universidades por meio da calibragem de 18 indicadores de desempenho, divididos em cinco grandes áreas: Teaching; Research environment; Research quality; International outlook; e Industry 1.

• Teaching: representa o ambiente de aprendizado. O ranking THE-World avalia o ambiente de aprendizado da universidade, com um peso de 29,5% sobre a nota final do ranking, dividido nas seguintes subcategorias: Teaching reputation (15%); staff-to-student ratio (4,5%); doctorate-to-bachelor’s rate (2%); doctorate’s awarded to academic staff rate (5,5%); institutional income (2,5%).
  • Research environment: representa a pesquisa da universidade. O ranking THE-World avalia o aspecto de pesquisa em volume, renda e reputação, com um peso de 29% sobre a nota final do ranking, dividido nas seguintes subcategorias: Research reputation (18%); Research Income (5,5%); e Research Productivity (5,5%).
  • Research quality: representa o papel das universidades na difusão de novos conhecimentos, com um peso de 30% da nota final do ranking, dividido nas seguintes subcategorias: Citation impact(15%); Research strength (5%); Research excellence (5%); e Research influence (5%).
  • International Outlook: representa o nível de internacionalização da universidade. No ranking THE-World, esse critério exerce um peso de 7,5% sobre a nota final, dividido nas seguintes categorias: Proportion of international students (2,5%); Proportion of international staff (2,5%); e International collaboration (2,5%).
  • Industry representa a transferência de conhecimento da universidade. No ranking THE-World, esse critério exerce um peso de 4% sobre a nota final, dividido nas seguintes categorias: Industry income (2%) e Patents (2%).

Na edição de 20242 , a UnB classificou-se na faixa de 1201-1500 colocados. Entre as universidades brasileiras que aparecem no estudo, a UnB figura na faixa 13ª-28ª posição. Entre as universidades federais, a UnB ficou entre 7º e 18º lugar. Em 2024, a UnB alcançou 28,7 pontos em qualidade de pesquisa; 36,9 em internacionalização; 14,9 em ambiente de pesquisa; 32,6 em ensino e 27,7 em indústria. Destaca-se que, ao longo dos anos, tem havido considerável ampliação no quantitativo de instituições que participam no ranking, quer internacionais, quer nacionais.

1 Ensino; Pesquisa; Citações; Nível de Internacionalização; e Indústria.

2 Nota metodológica: o indicador Overall do THE-World apresenta dados individuais apenas para os 100 primeiros colocados. Desse modo, reproduziu-se a metodologia de modo a calcular a nota final calculada da UnB.

theworld1.png

theworld2.png

theworld3.png

A figura a seguir representa a evolução das notas alcançadas pela UnB em cada um dos indicadores avaliados pelo THE-World.

theworld4.png

[1] www.THE.com

[2] Ensino; Pesquisa; Citações; Nível de Internacionalização; e Renda da Indústria.

[3] Nota metodológica: o indicador Overall do THE-World apresenta dados individuais apenas para os 100 primeiros colocados. Desse modo, reproduziu-se a metodologia de modo a calcular a nota final calculada da UnB.