O Center for World University Ranking, CWUR surgiu em 2012 com o objetivo de classificar as melhores universidades do mundo. Em 2023, foram classificadas mais de 20.000 instituições mundiais e as que ficaram no topo fizeram parte da lista Global 2.000. Entre as 2.000 instituições melhores classificadas, 54 eram brasileiras, dentre as quais 38 universidades federais. O CWUR usa sete indicadores agrupados em quatro áreas para classificar as universidades do mundo:

• Qualidade da educação: com peso 25%, mensurada pelo número proporcional de estudantes que ganharam grandes distinções acadêmicas;
  • Empregabilidade discente: com peso 25%, mensurada pelo número proporcional de estudantes que tiveram posições executivas de destaque nas maiores empresas mundiais;
  • Qualidade docente: com peso 10%, mensurada pelo número de docentes que ganharam grandes distinções acadêmicas;
  • Desempenho em pesquisa: com peso 40%, mensurado por quatro indicadores:

Produtividade: 10%, medida pelo número total de publicações;
Publicações de alta qualidade: 10%, medida pelo número de publicações nos melhores periódicos;
Influência: 10%, medida pelo número de publicações em periódicos altamente influentes;
Citações: 10%, medida pelo número de publicações altamente citadas.

A UnB apareceu no CWUR a partir de 2014, na 894ª posição mundial. Em sua última versão, em 2023, a universidade ficou na 857ª colocação. A evolução completa está na tabela abaixo.

Evolução_CWUR.png

No cenário nacional, a UnB está entre as quinze primeiras universidades do país, em 2023, conforme pode ser visto no gráfico abaixo. Entre as instituições federais de ensino superior, a UnB classificou-se em 7º lugar.

Evolução_uni_brasileiras_CWUR.png

evolução_uni_federais_cwur.png