Publicado anualmente, o Quacquarelli Symonds World University Rankings, QS-World, foi criado para ajudar estudantes em potencial a fazerem comparações das universidades líderes em todo o mundo. A 20ª edição do QS World University Rankings apresenta 1.500 instituições distribuídas em mais de 100 locais.

As 600 melhores universidades são classificadas individualmente, e as demais são classificadas em grupos – começando de 601-410, até 1201-1400.Este ano, implementou-se três novas métricas:Sustentabilidade, Empregabilidade e Rede de Pesquisa Internacional.Atualemnte, a metodologia utiliza nove critérios para quantificar o desempenho das universidades:

• Reputação acadêmica: com peso 30% - pesquisa acadêmica conduzida pelo próprio QS;
  • Reputação do empregador: com peso 15%, pesquisa com empregadores conduzida pelo próprio QS;
  • Proporção de docentes por aluno: com peso 10%, divisão simples do total de docentes pelo total de alunos da instituição;
  • Citações por docente: com peso 20%, utiliza a base de dados Scopus para calcular a relação entre o número total de citações da instituição, nos últimos cinco anos, e o total de docentes;
  • Proporção de docentes internacionais: com peso 5%, divisão simples entre o número de docentes internacionais pelo número total de docentes da instituição;
  • Proporção de estudantes internacionais: com peso 5% - divisão simples entre o número de alunos internacionais pelo número total de alunos da instituição.
  • Sustentabilidade: com peso 5% -
  • Empregabilidade: com peso 5% -
  • Rede de pesquisa internacional: com peso 5% -

Na última avaliação (2024), a UnB continua como a universidade mais bem avaliada do Centro-Oeste e manteve sua posição entre as 801-850 melhores do mundo. Por decisão da própria consultoria QS, apenas as primeiras 600 universidades têm seus indicadores divulgados, o que limita bastante a análise, com base em dados, da evolução da universidade.

qs_world_2018-2024.png

qs_world_2018-2024_2.png