O Ranking Quacquarelli Symonds América Latina, QS-Latin, reproduz a metodologia do QS-World, mantendo seus indicadores chaves; contudo considera uma calibragem das métricas utilizadas para que se adequem àa realidade regional. Desse modo, o QS-Latin utiliza os seguintes critérios, para classificar as universidades: Reputação Acadêmica (30%); Reputação Empregatícia (20%); Razão Estudante por Faculdade (10%); Professores com PhD (10%); Rede Internacional de Pesquisa (10%); Citações por Artigo (10%); Artigo por Faculdade (5%) e Impacto Digital (5%).

qslatin1.png

A UnB oscilou no ranking regional, entre 2018 a 2022, da 18ª posição, naquele primeiro ano, para a 28ª, neste último. Entre as universidades brasileiras, a UnB encontra-se na 8ª posição, em 2022. Por fim, entre as universidades federais, a UnB voltou a 4ª posição, em 2022. Destaca-se que, ao longo dos anos, tem havido considerável ampliação no quantitativo de instituições para participam no ranking, quer internacionais, quer nacionais.

qslatin2.png

qslatin3.png

qslatin4.png

[1] Academic Reputation; Employer Reputation; Faculty to Student Ratio; Staff with PhD; International Research Network; Citations per Paper; Paper per Faculty e Web impact.