O Ranking Quacquarelli Symonds BRICS, QS-BRICS, reproduz a metodologia do QS-World, mantendo seus indicadores-chave; contudo considera uma calibragem das métricas que se adequem à realidade desse grupo de economias emergentes. Desse modo, o QS-BRICS utiliza os seguintes critérios, para classificar as universidades: Reputação Acadêmica (30%); Reputação Empregatícia (20%); Razão Estudante por Faculdade (10%); Professores com PhD (10%); Rede Internacional de Pesquisa (10%); Citações por Artigo (10%); Artigo por Faculdade (5%) e Impacto Digital (5%).

Conforme a Figura 18, a UnB oscilou no ranking QS-BRICS, entre 2014 a 2019, da 48ª posição, naquele primeiro ano, para a 70ª, neste último. Entre as universidades brasileiras, a UnB manteve, com oscilação, a 11ª, posição. Por fim, entre as universidades federais, também com oscilação, a UnB manteve-se na 6ª posição. Destaca-se que, ao longo dos anos, tem havido considerável ampliação no quantitativo de instituições para participam no ranking, quer internacionais, quer nacionais. O último ano de lançamento desse ranking foi 2019.