Iniciado em 2017, o Quacquarelli Symonds Subject Ranking, QS – Subject, classifica as universidades mundiais por área de estudo. Essa classificação utiliza os mesmos pesos do ranking QS-World, mas com diferente distribuições de peso para as diferentes áreas. Nas próximas páginas deste documento serão trazidas, para cada área, as notas da UnB entre as universidades mundiais e os gráficos com sua evolução nos principais indicadores desse ranking, desde 2018, ano que iniciou sua participação. Em 2023, a UnB foi ranqueada em todas as cinco grandes áreas de conhecimento na avaliação anual da QS World University Rankings by Subject.

Na área de artes e de humanidades, em 2023, a UnB classificou-se em 438º lugar.

Na área de Ciências da Vida e Medicina, a UnB, classificou-se 483º lugar.

Na área de Ciências Sociais e Adminsitração, a UnB, subiu uma posição em relação a sua classificação histórica, colocando-se em 394º, no ano de 2023.

Na área de Engenharia e Tecnologia, a UnB, classificou-se em 524º lugar. Já na área Ciências da Natureza, sua classificação foi 514º lugar. A UnB estreou nas duas grandes áreas no ano de 2023.