O University Ranking of Academic Performance Ranking, URAP, foi iniciado em 2018. O URAP reuniu dados de cerca de 3.000 Institutos de Ensino Superior (HEI) em um esforço para classificar essas organizações pelo seu desempenho acadêmico. Esse sistema de classificação é baseado em dados objetivos obtidos a partir de fontes abertas confiáveis. O sistema classifica as universidades de acordo com vários critérios:

• Article (21%): medida da produtividade científica que inclui artigos publicados em revistas listadas no primeiro, segundo e terceiro quartis em termos de seudo Fator de Impacto de Revista.
  • Citation (21%): medida de impacto da pesquisa, e pontuada de acordo com o número total de citações recebidas em 2015-2019 para os artigos publicados em 2015-2019 em periódicos que estão listados no primeiro, segundo e terceiro quartis em termos de seudo Fator de Impacto Diário.
  • Total Document (10%): medida de sustentabilidade e continuidade da produtividade científica e apresentada pela contagem total de documentos que abrange toda a produção acadêmica das instituições, incluindo artigos de conferência, revisões, cartas, discussões, roteiros, além de artigos de revistas publicados durante o período 2015-2019.
  • Article Impact1 – AIT (18%): é uma medida de produtividade científica ajustada pela razão da Citação por Publicação (CPP) da instituição ao CPP mundial em 23 áreas de temas diversos. A proporção do CPP da instituição e do CPP mundial indica se a instituição está tendo desempenho acima ou abaixo da média mundial nesse campo.
  • Citation Impact2 – CIT (15%): medida de impacto de pesquisa corrigida pelo CPP normalizado da instituição em relação ao CPP mundial em 23 áreas. A proporção do CPP da instituição e do CPP mundial indica se a instituição está tendo desempenho acima ou abaixo da média mundial nesse campo.
  • International Collaboration (15%): medida de aceitação global de uma universidade. Os dados de colaboração internacional, que se baseiam no número total de artigos publicados em colaboração com universidades estrangeiras, são obtidos do InCites para os anos 2015-2019.

A UnB classificou-se na 620ª em 2023. Entre as universidades brasileiras, a UnB classificou-se, 9º posição. Entre as federais, , a UnB classificou-se,em 6ª colocação. A evolução da UnB nos indicadores que formam o URAP é apresentada nos gráficos a seguir.

urap1.png
Entre as federais, nesse mesmo período, a UnB classificou-se, respectivamente, na 7ª, 8ª, 7ª, 7ª e 7ª colocações. A evolução da UnB  entre as universidades federais e nos critérios de classificação desse ranking é exibida na figura abaixo.

urap3.png
urap4.png